Skoobs

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Crônica de uma catástrofe ambiental

Alguns anos atrás eu produzi e dirigi um curta documentário intitulado "Guapimirim". Durante uma pesquisa socioambiental dentro de uma área de proteção ambiental (APA Guapimirim) com as populãções residentes no distrito de Itaboraí, no Rio de Janeiro, no ano de 2005, fomos surpreendidos pelo derramamento de mais de 100 mil litros de óleo diesel na cabeceira do rio Caceribu, após um trem descarrilar nas proximidades. A população local, maioria sobrevivendo da pesca e da catação de caranguejo na Bahia de Guanabara, se viu mais uma vez sem saber o que fazer, como agir. Acabei registrando os acontecimentos, as conversas com a empresa, com representações do governo e do IBAMA. No final das contas,

isso gerou esse meu curta. Quem se interessar pode ver um clipe de fotos do filme no youtube. www.youtube.com/watch?v=8BM5_lIF8JI

Mas o que quero aqui nesse post é divulgar outro caso grave de descuido, descaso e falta de respeito com a população e com o meio ambiente. Lendo o site da Revista Fórum encontrei uma reportagem especial à respeito desse caso.

"Na madrugada do dia 18 de novembro de 2008, um líquido leitoso escorreu silenciosamente para as águas barrentas do rio Pirapetinga. Veneno. Os peixes que entravam em contato com aquilo tinham o sistema nervoso atacado. Convulsões. Hemorragia interna. Morte. O vazamento seguiu por horas, sem que ninguém percebesse. Tempo suficiente para que o produto químico saísse do afluente e chegasse ao principal rio que abastece o estado do Rio de Janeiro: o Paraíba do Sul. Ninguém sabia ainda, mas as próximas horas trariam pânico aos municípios próximos..."



Quem quiser saber um pouco mais sobre esse caso e se puder também divulgá-lo... será de enorme importância. Novamente, insistindo, precisamos divulgar o que não nos informam. Vale à pena, é uma excelente matéria, com artigos, entrevistas, videos. Confira aqui!

Nenhum comentário: