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sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ética automobilística II

Acho que as coisas não estão boas mesmo. Mal fiz o primeiro post e já me vejo aqui, novamente obrigado a postar outro sobre o mesmo assunto...

Esses dias vi um noticiário na Globonews sobre o impulso nas vendas de carros usados na capital paulista. Não é a primeira e acredito que não será a última vez que me surpreendo com esse tipo de matéria.


quinta-feira 27/11/2008

Será que é disso mesmo que São Paulo, ou qualquer outra cidade esteja precisando??? Aí, novamente me pergunto: Até onde vai a responsabilidade dos meios de comunicação ao produzirem esse tipo de reportagem? Não estou querendo questionar que não façam essas matérias, ou até mesmo que vendam carros, mas sim em fazer essas, e quase todas as outras matérias, dessa forma. Mas de que forma?? Poderiam me perguntar. Essa forma (quase como uma fórmula) de anular, isolar questões que, a princípio, são as mesmas ou estão interligadas. A questão da poulição está diretamente ligada ao consumo irrefreável de carros; assim como o trânsito caótico, e por aí vai.... O que a grande mídia faz, quando monta uma matéria, uma pauta nesses moldes, está automaticamente isolando os princípios das verdadeiras questões. Carro está diretamente ligado a emissão de poluentes, entre outras coisas. Assim como nós, seres humanos, que estamos ligados uns aos outros, socialmente falando. Não sou jornalista e acredito que devo aprender muito sobre esse maravilhoso ofício, mas acredito que ao se montar matérias como essas, deve-se levar em conta (como princípio ético, aliás!) que um assunto pode estar interligado a outros. Assuntos de interesse e resposabilidade social como o caos urbano e ambiental que se tornou a nossa frota de carros circulando pelas rodovias. Por isso acredito que cabe ao universo midiático não se omitir de suas responsabilidades éticas sociais.

Depois não gostam que chamem tais reportagens de "matérias compradas"... não afirmamos nada... apenas fica a impressão...

Acho engraçado quando fazem uma matéria toda "bonitinha", "preocupada" e "responsável" tratando dos problemas advindos do caos nos trânsito...


segunda-feira 22/09/2008

... em nenhum momento a reportagem cita o estímulo que os próprios meios e o governo dão à venda de carros. Sempre com o argumento do estimulo ao desenvolvimento econômico, mais empregos, mais isso, mais aquilo... e coerêmcia que é bom, nada... "Claro, não podemos atrapalhar as vendas de quem nos paga..."

Quando fazem uma reportagem que se estimula o crescimento econômico, como na primeira matéria, não vejo em nenhum momento discutirem quais poderiam ser as conseqüências das vendas desses carros maravilhosos ao ambiente social, a não ser "estimulos" à nossa economia... Meu Deus, está faltando ética!!! Não está??? E se está faltando ética, é crime, ou algo muito próximo. Não venham falar que o mundo é assim, que estou sendo juvenil, ingênuo... sei da realidade, sei que nas relações o buraco é mais embaixo. Só acho que, precisamos usar desses "novos" meios de comunicação que são os blogs e afins para colocar cada vez mais o dedo na ferida, questionar, ir de encontro com o que não acreditamos mais.... Queremos, pelo menos, ver a mídia discutir a própria mídia. Ou são tão intocáveis? E se estão fazendo auto-análise, não estou vendo ou está muito pouco! Se é que está havendo!



Tem um filme documentário muito interessante chamado "Orwell Se Revira No Seu Túmulo" (no original "Orwell Rolls In His Grave"), dirigido por Robert Kane Pappas. O filme investiga o que a mídia não gosta de falar: Sobre si.
Reconstituindo meticulosamente o processo pelo qual a imprensa têm distorcido e frequentemente negado acontecimentos noticiosos reais, Pappas apresenta uma eloquente e fascinante mistura de profissionais da mídia e de orientadoras vozes intelectuais na imprensa.

Orwell Se Revira No Seu Túmulo


Para quem quer baixar em torrent:

Orwell se revira no seu túmulo (lengenda em português)


Outro filme que trata desse assunto é o média documentário brasileiro chamado "Sociedade do Automóvel", com duração de 40 minutos e direção de Branca Nunes e Thiago Benicchio.


Sociedade do Automóvel


O documentário é sobre São Paulo, mas serve para a maioria das grandes metrópoles. Vale conferir.

Para terminar, nada como lembrar as propagandas que passam nos intervalos desses noticiários:



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